sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Registro (áudio)visual de entrevistas realizadas com os povos indígenas da cidade de Boa Vista - Luciana Marinho de Melo


Nome: Luciana Marinho de Melo
Email:
marinhodeluciana@gmail.com 
Vínculo Acadêmico: Bolsista do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo IPHAN
Título do ensaio: Registro (áudio)visual de entrevistas realizadas com os povos indígenas da cidade de Boa Vista.
Ano e local da realização: Boa Vista – RR, 2011
Formato Original: ( X) digital ( ) analógico:
Quantidade de Fotos e dimensão: 3 FOTOGRAFIAS  no tamanho 20x30
Entidade Patrocinadora (se houver):
Título da Pesquisa: Fluxos Culturais e os povos da cidade: a experiência dos indígenas de Boa Vista
Coordenador ou Orientador-Instituição: Supervisão: Roberto Costa de Oliveira. Orientação: Renata de Sá Gonçalves. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Resumo:

A presente pesquisa vem se desenvolvendo juntos aos povos indígenas da cidade de Boa Vista, no âmbito das discussões que circundam as iniciativas de proteção ao patrimônio cultural brasileiro. Trata-se da preocupação por parte dos indígenas que vivem em um contexto urbano em preservar as suas línguas maternas e demais manifestações culturais de natureza imaterial, uma vez que estas vêm sofrendo intenso processo de perda e desapropriação, onde é cada vez mais reduzido o número de falantes jovens e a transmissão dos conhecimentos vem deixando de ser uma prática. Esta pesquisa vislumbra uma aproximação metodológica por meio da história oral, com registro de depoimentos em suporte audiovisual em conjunto com o grupo, objetivando que os agentes envolvidos se apropriem dos instrumentais de pesquisa, além de propor uma aproximação visual do público externo com o contexto urbano vivenciado pelos indígenas de Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário